Furacões no Caribe: O que você precisa saber

Mapa Caribe

Furacões, tempestades, monções, temperaturas extremas… no momento de planejar uma viagem, estudar a melhor época para cada um dos destinos desejados é fundamental. No caso dos furacões, você pode dar a sorte de pagar barato e ter dias lindos de sol, ou passar perrengue perdendo todas as vantagens pelas quais você pagou.

TEMPORADA DE FURACÕES

Oficialmente, a temporada ocorre entre junho e novembro, mas setembro e outubro costumam ser os meses mais propensos à passagem dos furacões e à incidência de chuvas e tempestades. Os preços para este período são muito atrativos por serem períodos de baixa temporada e menos procurados.

ROTA DE FURACÕES

Não é todo o Caribe que está na rota dos furacões. Algumas ilhas, por sua posição geográfica, estão mais protegidas, como é o caso de Aruba, Curaçao, Bonaire, San Blás, Los Roques, Tobago, Granada, St Lucia e Barbados. Estas 4 últimas não são 100% seguras porque pode acontecer, embora a chance seja muito menor.

INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL

Ao passar in loco pela experiência, descobri um aplicativo chamado Hurricanes que informa sobre todas as tempestades tropicais, tornados e furações que estão acontecendo no mundo. Ele diz a velocidade dos ventos, a categoria em caso de furação, a trajetória e a localização precisa do epicentro.

VALE ARRISCAR?

A chance de haver um furacão na Ilha que você está e nas mesmas datas é pequena, porque as ilhas não são atingidas todos os anos, mas pode acontecer. Aconteceu comigo e narro aqui a minha experiência ao passar por um furacão.

Se quiser aproveitar as promoções e arriscar, deve saber o que pode acontecer caso algum furacão resolva atrapalhar a sua viagem.

Os hotéis avisam sobre a chegada do furacão com um ou dois dias de antecedência. Muitos turistas tentam fugir para os aeroportos, que ficam lotados, e certamente não conseguem disponibilizar voos para todos.

Importante dizer que todos os hotéis estão mais do que acostumados a passar por isso e já têm um protocolo para cada categoria de furacão. Ainda assim, eu recomendo a escolha de um hotel muito bom, que passe segurança e dê um mínimo de conforto, caso os hóspedes tenham que ir para abrigos. Normalmente é um salão enorme, tipo em um centro de convenções do hotel, onde botam camas para todos dormirem juntos e isso deve ser bem desagradável. Você paga por um quarto maravilhoso e pode ser obrigado a dormir em um salão com vários desconhecidos…

Acompanhe minhas viagens ao vivo através do Instagram @viagensimperdiveis.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

2 thoughts on “Furacões no Caribe: O que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *