San Blás: O paraíso é aqui!

San Blas

San Blás é um daqueles lugares que todos deveriam ter a chance de conhecer um dia. Trata-se de um arquipélago no Panamá com 365 ilhas no Mar do Caribe. Isso mesmo, tem uma ilha diferente para cada dia do ano, a grande maioria desabitada, com água muito azul e areias muito brancas.

As ilhas são habitadas pelos índios Kuna (ou Guna), que comandam toda a estrutura por lá. Após uma revolução na tentativa de manter seus costumes e tradições, o Governo do Panamá concedeu o título de região indígena autônoma em 1938. Apenas os índios têm direito sobre as terras e nenhum investimento estrangeiro é permitido. A exploração dos recursos naturais é proibida e por isso San Blás é este paraíso tão intocado e rústico.

O arquipélago foi cenário da 3a temporada da série La Casa de Papel, é para onde o Rio e Tokio fogem. Isso não é Spoiler pq a série já está até velha e se você não viu até hoje, quem está errado é você! Ahahahhaahhaa

QUANDO IR A SAN BLÁS

Lá faz calor o ano todo, com uma temperatura média de 27ºC. Está fora da rota de furacões, mas tem neste período os meses mais chuvosos, entre agosto e novembro. Entre dezembro e abril é uma ótima época, mas janeiro e fevereiro costumam ter os menores índices chuva e muito céu azul!

Eu fui em um sábado de novembro e pegamos tempo feio de manhã, mas logo abriu o sol. Alguns recomendam fugir dos finais de semana, quando o número de turistas costuma aumentar pouco, mas eu achei bem tranquilo.

Isla San Blas
Com a Mariana, amiga fresca que não quis dormir nas cabanas. kkk

COMO CHEGAR

Para conhecer este paraíso, há diferentes formas. Primeiro você precisa optar se vai querer passar somente um dia ou se pretende dormir por lá. Como falado acima, as ilhas são bem simples e rústicas e assim são as opções de acomodação. As opções 1 e 2 são mais econômicas e a 3 e 4 para quem quer gastar um pouco mais. Importante frisar que não há luxo por lá, então se quer ar condicionado, internet e resorts, San Blás não é pra você! Nos quartos não tem nem tomada!

Bate e volta

É possível fazer um bate e volta de dia inteiro desde a Cidade do Panamá. A saída do hotel é às 05h30 da manhã retornando às 18h30. Cansativo? um pouco… Se vale a pena? Muito!  Recomendo para quem está de passagem pelo Panamá e não tem muito tempo mas não quer deixar de conhecer.

Pernoite em Cabanas

Existem algumas ilhas com estruturas simples de acomodação, como a Isla Diablo. Ela oferece dormitórios compartilhados ou privativos, com chão de areia ou madeira e sempre com banheiros compartilhados. Recomendo pros desapegados e zero frescos, que querem curtir a ilha bem vazia durante a parte da manhã, antes dos barcos com os turistas chegarem (embora as ilhas que eu tenha ido estarem super vazias).

Avião + Lodge

É possível ir de avião desde a Cidade do Panamá até a ilha de El Porvenir com a Air Panama, em um trecho de 20 minutos. De lá partem os barcos para as demais ilhas. Há alguns lodges e hotéis com um pouco mais de estrutura (banheiro privativo e eletricidade 24 hrs) porém não são localizadas nas ilhas mais bonitas e a maioria fica distante delas. Esta opção, além de MUITO mais cara que as cabanas, pode ser frustrante e eu não recomendo. Se tá na chuva, é pra se molhar… Encare a opção 2 e vá ser feliz como os índios.

Veleiro

O veleiro é uma excelente opção pra conhecer bem a área!! Algumas empresas oferecem de forma regular compartilhada, com outras pessoas, ou de forma privativa. É uma viagem imersiva de 3 dias ou mais, dormindo e comendo no veleiro com a tripulação e visitando várias ilhas onde os barcos de passeios nem costumam parar. Se eu tiver a oportunidade de voltar lá, quero muito que seja desta forma. Alguns veleiros saem até de Cartagena, na Colômbia, pra lá.

USO DE DRONE

San Blas drone
Uma das fotos com o drone

O drone é permitido no Panamá, mas quem manda lá são os Kunas. Em uma das ilhas que conheci, a Isla Chichime, eu subi o drone e fiz várias imagens e vídeos lindos. Quando estava descendo ele, um índio veio brigar comigo e disse que não podia porque já teve um caso de um drone que filmou uma turista tomando banho, e por isso, ele foi proibido lá. Eu recomendo levar e perguntar a eles se pode. Isso não me pareceu ser uma regra igual pra todas as  ilhas, então não custa tentar. Afinal, a grande maioria das ilhas nem habitada, é…

DICAS IMPORTANTES

  • Leve um power bank poderoso para carregar celular e eletrônicos porque você provavelmente não encontrará nenhuma tomada.
  • Caso enjoe em estradas sinuosas e barco, leve remédio, porque para chegar lá você vai precisar para um ou para o outro.
  • É obrigatório o passaporte para a entrada no arquipélago.
  • Recomendo levar seus documentos e eletrônicos em uma bolsa impermeável porque o barco bate muito e pode molhar tudo o que estiver dentro dele.
  • Caso vá dormir, combine com o seu hotel de Cidade do Panamá e tente deixar as suas malas grandes guardadas lá, ou em um locker no aeroporto. Não há condição de carregar bagagem média ou grande nestes transportes, portanto leve apenas uma mochila.
  • Vá com o coração aberto e muito protetor solar.

Acompanhe minhas viagens ao vivo através do Instagram @viagensimperdiveis.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *