Carrancas: um paraíso intocado

Carrancas

Já ouviu falar em Carrancas? É mais um lugar incrível deste nosso Brazilzão maravilhoso e o melhor de tudo é que, por ser desconhecido pela grande maioria, é um paraíso quase deserto.

A CIDADE DE CARRANCAS

Igreja Carrancas
Igreja da Matriz de Carrancas

Carrancas é uma cidade de primeira, porque passou a segunda, já saiu da cidade! Ahahhahaah, é uma cidadezinha de apenas 4 mil habitantes, porém a região tem mais de 80 cachoeiras.

O centro consiste basicamente em uma praça principal com uma igreja e algumas ruas adjacentes mas para ir às cachoeiras, só de carro. E recomendo um carro Off Road com tração nas 4 rodas porque fui com o meu HB20 1.6 e consegui quebrar o meu cano de descarga e quase atolamos uma vez. Foi tensoooo!! As estradas para as cachoeiras são de terra e muito esburacadas.

 

COMO CHEGAR

Carrancas fica a 1h30 de carro desde Tiradentes, passando por São João Del Rei, e a pouco mais de 2 horas de São Tomé das Letras, a cidade mais mística de Minas. Considerada por muitos como um dos 7 pontos energéticos do Planeta.

QUANTO TEMPO FICAR

Ficamos apenas 2 noites, na Pousada Céu e Serra, mas conseguimos aproveitar 2 dias inteiros e meio porque chegamos por volta de meio dia e fomos embora no final da tarde.  Ainda assim faltou cachoeira pra conhecer e já quero voltar. Recomendo 3 dias inteiros lá e para isso o ideal seriam 4 noites.

QUANDO IR

Seu clima é considerado tropical de altitude e as temperaturas variam entre 13ºC e 27ºC durante o dia, dependendo da estação do ano. A precipitação média é distribuída em duas estações e 80% das chuvas ocorre entre setembro e abril, podendo haver períodos de seca de 1 a 3 semanas em janeiro e fevereiro. Segundo o nosso guia, os meses de outubro e novembro são ótimos porque já está mais quente e ainda não chove tanto.

Nós fomos agora no início de março e demos sorte de pegar dias nublados ou ensolarados, porque destino de cachoeiras com chuva não rola e tem risco até de trombas d’água.

O QUE LEVAR

– Tênis ou bota para as trilhas (não é recomendado o uso de chinelos ou sandálias para a sua segurança);
– Papete (aquela sapatilha de neoprene pra pisar na água ou entrar em cachoeiras com fundo de pedras;
– Protetor solar e repelente;
– Mochila para manter as duas mãos livres na trilha;
– Toalha para os passeios;
– Um casaco porque a noite esfria, mesmo durante o verão;

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

– Para ir a algumas cachoeiras, o acompanhamento de um guia é altamente necessário. As trilhas não são bem sinalizadas. Fizemos nossos passeios com o Sandro, excelente guia e fotógrafo! Tel: (35) 8853-1078 (o WhatsApp dele não tem mesmo o 9 na frente)
– Celulares da Claro não têm sinal na cidade e o meu da Tim só pegava no centro e na pousada. Nas cachoeiras mais afastadas eles também não funcionam;
– Há um post de atendimento do Bradesco, um da Caixa Econômica Federal e uma agência do Banco do Brasil;
– Os mercados para a compra de lanches e bebidas só funcionam de segunda à sábado das 8 às 19 hrs. 

Espero que curtam as dicas!

Veja também:
ONDE FICAR EM CARRANCAS
O QUE FAZER EM CARRANCAS

Acompanhe minhas viagens ao vivo através do Instagram @viagensimperdiveis.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *