Viajando para o México na pandemia

Viajando para o Mexico

As pessoas estão viajando? Muitos se perguntam se já é possível viajar pro exterior neste momento, onde a segunda onda do Covid-19 está invadindo a Europa e alguns outros países, como a nossa vizinha Argentina, por exemplo. Começamos agora a ver uma desaceleração nos casos aqui no Brasil, e dá uma certa (talvez falsa) esperança de que este pesadelo esteja ao menos dando uma trégua… (Ainda assim não dá pra relaxar!).

Já falei aqui sobre a segurança nos voos e dei minha opinião sobre viajar neste momento. Agora vim falar sobre a minha experiência de viajar para o México e quais os procedimentos adotados por eles nesta fase pela qual estamos passando.

A VIAGEM DE FORMA GERAL

Fomos convidados pra uma Presstrip (viagem para produtores de conteúdo e jornalistas) oferecida pelo Caribe Mexicano, em parceria com a Aeromexico, Hotéis RCD e ATTravel.

Foi um grupo pequeno, afinal de contas temos que evitar aglomerações. Fui eu (Ana Paula), a Caroline da Revista Travel 3, o Gabriel do Falando de viagem, o Fabio e a Carla da Elite Magazine e a Carla Cecchele, representante dos Hotéis RCD aqui no Brasil.

De 21 a 27 de outubro de 2020, seis noites divididas em 3 maravilhosos hotéis: Hard Rock Cancun, Hard Rock Riviera Maya e Único 20º87º. Todos eles oferecem regime All Inclusive e todos os quartos, mesmo o mais simples, têm banheira de hidromassagem. Os dois primeiros aceitam crianças mas o Único, hahaha, é o único que não!

Todos os serviços de traslados e passeios foram privativos (para não aglomerar) e prestados brilhantemente pela ATTravel. Uma atenção especial ao Jair, que é o melhor e mais divertido guia da região, e à Lilian, que é a dona da empresa e cuida muito bem de todos os passageiros. Ela é cônsul honorária do Brasil em Cancun!!! Só isso já passa segurança, né?!

Maiores detalhes serão dados em posts específicos, que botarei os links aqui, em breve.

Saiba mais informações gerais na matéria escrita após a minha primeira viagem à este paraíso. Ele é antigo mas muito completo e muitas das informações dali não mudam.

DOCUMENTAÇÃO

O México é um dos poucos países no mundo que estão liberando a entrada de turistas estrangeiros, sem a necessidade do Teste de Covid. Para ingressar no país basta preencher um formulário online de fatores de risco, que contém um QR Code e eles pedem que leve impresso. Ele deverá ser apresentado na imigração, onde também testam a temperatura de todos e funcionários do Ministério da Saúde ficam atentos para sintomas de Covid.

Documento que é preciso mostrar na imigração do México

Importante dizer que para a volta, eles não aceitam o mesmo formulário da ida, por conta da data. Recomendo entrar neste link também na véspera da volta, para preencher novamente e levar o QR Code atualizado no celular. Para quem não fizer com antecedência, lá na hora, na imigração, é possível preencher este formulário à mão.

Brasileiros não precisam de visto para permanência para até 180 dias no país, porém recomendam que o passaporte na entrada esteja válido por no mínimo 6 meses. É também importante ter uma passagem de volta e hotéis já confirmados. O ideal é levar todos estes documentos impressos porque já tiveram muitos casos de brasileiros barrados lá em um passado recente pela falta desta comprovação.

A vacina contra a febre amarela também não é exigida no México, mas muita atenção porque se você fizer conexões em outros países, ela pode se fazer necessária como é o caso dos voos da Copa Airlines. Eles passam pelo Panamá, país que exige o documento.

O VOO DA AEROMÉXICO

É obrigatório o uso de máscara desde a chegada no aeroporto, no balcão de check in e em todos os momentos do voo. Elas podem ser tiradas somente na hora do consumo de comidas e bebidas.

A Aeroméxico negará o embarque de quem não respeitar esta obrigatoriedade.

O voo que sai diariamente de São Paulo para a Cidade do México dura quase 9 horas e usar somente um tipo de máscara este tempo todo pode ficar desconfortável. Sugiro que levem duas para estes voos longos: uma que prenda atrás das orelhas e outra que prenda atrás da cabeça. Assim quando começar a incomodar, é só trocá-las.

MAPA MUNDI COM AS RESTRIÇÕES DE VIAGENS ATUALIZADAS

Aqui neste link vocês podem acompanhar todos os países do mundo e ver quais as restrições de viagens para cada um deles.

MINHA IMPRESSÃO

O que eu achei de uma forma geral é que os voos estão muito bem organizados. A Aeromexico fez o que podia pra proteger a todos. Não tem como, por exemplo, controlar o distanciamento de 2m entre as pessoas na hora do embarque, mas já o desembarque foi muito calmo e respeitado. A tripulação organizou a saída fileira por fileira.

Nos hotéis Hard Rock, a máscara é obrigatória em todas as áreas comuns do hotel, exceto na piscina, praia e restaurantes, onde todos comem e bebem aproveitando as facilidades de um hotel com tudo incluído. Obviamente que todos os funcionários ficam com elas 100% do tempo.

Os quartos vêm lacrados com um selo de sanitização, assim como o frigobar. Há carpetes sanitizantes (palavra estranha, né?! rsrs) na entrada e termômetro, além do álcool em gel por todos os lados. Ao pedir serviço de quarto, os garçons já vêm com um spray pra você passar antes de pegar a entrega.

O Hotel Único 20º87º já prefere deixar o hóspede mais a vontade e não cobra o uso das máscaras. Usa quem quer se proteger… Só tirávamos para comer, beber “vino blanco” (kkkk, piada interna já que foi o que mais bebemos em toda a viagem), e tirar uma foto ou outra.

Nos passeios, como éramos somente nós e em lugares abertos, como o barco, por exemplo, pudemos relaxar um pouquinho com o uso do “cubrebocas”, como eles chamam em espanhol.

Toda esta viagem está salva nos destaques dos stories do Instagram.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

6 thoughts on “Viajando para o México na pandemia

  1. Olá, eles não exigiram o pcr para viajem? Tipo pcr para embarcar aqui no Brasil, nos países ao qual fez escala, na entrada no México e na volta ao Brasil ? Pelo que fiquei sabendo o pcr está caríssimo.
    E lá no México os parques estão abertos? Xel-ha e xcarret?

    1. Olá Winsten! Não! O México segue com entrada permitida para brasileiros e sem a exigência de PCR ou de quarentena. Só é necessário mesmo preencher este formulário online citado por mim no texto. Os parques estão funcionando com capacidade limitada. Espero tê-lo ajudado! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *