O QUE É CODESHARE?

Codeshare Aeromexico

Quem viaja bastante, certamente já ouviu falar em Codeshare, mas não necessariamente sabe do quê se trata.

O QUE SIGNIFICA

Codeshare é um acordo entre as cias aéreas pra poderem vender mais destinos do que uma só seria capaz. É como se uma empresa transportasse os passageiros que compraram por outras cias aéreas. Desta forma as duas companhias se beneficiam da malha aérea uma da outra, aumentando a gama de destinos e evitando que alguns voos decolem vazios. Elas também facilitam ajustando horários para encaixarem com os trechos internacionais.

IMPACTO PARA OS PASSAGEIROS

Para nós, o acordo também só traz vantagens. Você pode emitir um único bilhete  com uma mesma franquia de bagagem. Vou dar um exemplo pra descrever isso melhor:

Semana passada eu estava em Cancun, no México. (Veja aqui como foi a minha viagem). No Brasil, a Aeroméxico só tem voos saindo de São Paulo para a Cidade do México, e lá uma conexão me deixaria no destino final.  Eu tive que comprar os trechos separados Rio/São Paulo/Rio, com a LATAM. Os horários para esta “conexão” não combinaram muito bem e tive que passar uma noite em SP para garantir que eu não perderia o voo internacional em caso de cancelamento ou atraso do único que me servia. Para isso, tive que pagar também R$120 à Latam para poder despachar 1 mala de 23 kg (valores para os 2 trechos – ida e volta).

Além disso, se você tem um problema em qualquer trecho do voo causado pela cia aérea, eles “consertam” os demais sem te cobrar nada por isso. Ex: Um trecho Curitiba/São Paulo, comprado como conexão, atrasou e isso fez com que você perdesse o próximo trecho. Eles te encaixarão no próximo voo sem custo extra, já que o problema foi causado pela cia parceira deles.

Outro benefício é que os clientes podem acumular e gastar suas milhas de uma cia na outra. Assim como, se você tem direito às Salas VIP de uma, normalmente poderá usar as da outra sem pagar nada por isso.

ACORDO RECÉM FIRMADO ENTRE LATAM E AEROMÉXICO

Ontem estas duas cias citadas anunciaram um acordo de Codeshare valendo de imediato. Caso ele já existisse, todos os trechos do meu bilhete teriam sido emitidos, pagos e parcelados juntos. Isso já me daria o direito de despachar (no Rio) uma bagagem de até 23 kgs para todos os trechos. Eu só precisaria me preocupar em pegar a bagagem no destino final, que no meu caso era Cancun. Mas aconselho sempre perguntar no check in onde você deverá retirar suas malas pra se certificar. Nos Estados Unidos, por exemplo, é sempre na sua primeira parada no país.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *