Roteiro em Ilha Santa Cruz – Galápagos

Tortuga Bay

Na Ilha Santa Cruz, assim como em todo o arquipélago de Galápagos, muitos dos passeios são bem fáceis de fazer e não necessariamente dependem de um guia. As excursões lá são muito caras e optamos por fazer praticamente tudo por nossa conta, quando chegássemos. Saímos do Brasil apenas com os hotéis reservados e o cruzeiro, que falarei especificamente em outro post.

Em toda viagem, acho muito importante a otimização do tempo. Sempre que pesquiso algum lugar pra ir, já seleciono os pontos que quero visitar, e vejo no mapa as distâncias entre eles, criando desta forma o roteiro perfeito para cada dia. Sendo assim, vou descrever abaixo de forma resumida como foi o nosso roteiro.

Veja aqui como planejar a sua ida para Galápagos!

1º Dia na Ilha – Centro + Estação Charles Darwin

Chegamos ao aeroporto de Baltra às 11h30 da manhã. A saída do aeroporto demora um pouco porque as bagagens passam por uma revisão canina, onde um cachorro passa por cima de todas para identificar possíveis irregularidades.

Todos que saem do aeroporto devem pegar um ônibus da empresa Lobito até o Canal de Itabaca, que custa US$5 por pessoa, por trecho. E para cruzar  o Canal até a Ilha de Santa Cruz, a balsa custa US$ 1. Chegando à Ilha, recomendo um taxi até o hotel. O trajeto é longe, já que o centro chamado Puerto Ayora fica do lado oposto da ilha.

Charles Darwin
Estación de Tortugas Charles Darwin

Deixamos as coisas no hotel e fomos almoçar no centrinho e caminhamos pelo Malecón (o “calçadão” deles). Aproveitamos o dia mais curto pra passear por ali e ir até a Estación de Tortuga Charles Darwin. É um grande parque natural com duas praias em sua extensão: La Ratonera e Playa de la Estación. Esta última é linda e ótima pra dar um mergulho, dividindo espaço com iguanas marinhas.

2º Dia – Tortuga Bay + Las Grietas + Playa de los Alemanes

Playa Mansa

Hoje acordamos cedo e fomos fazer a trilha para Tortuga Bay (2,5km em 25 minutos de caminhada sem pressa). A Baía é composta pelas Playa Brava e Playa Mansa, que fica após o canto direito da primeira.

Las Grietas (Ilha Santa Cruz)
Las Grietas

Na volta pegamos um barco por US$ 10 até Puerto Ayora, mas pedimos pra nos deixarem no caminho, em Las Grietas. Após explorar o local, no caminho de volta até o pequeno cais onde pegamos uma balsa pra voltar à Puerto Ayora (US$ 0,80), paramos na Playa de los Alemanes. Ela é linda e estava vazia quando chegamos.

Um dos hotéis mais elegantes da ilha fica em frente à esta praia. Após curtir um pouco a praia, fomos tomar um drink e comer uns petiscos na piscina deste hotel chamado Finch Bay. Uma delícia de programa!!

Quando saímos de lá, a praia já estava bem cheia de turistas, por volta das 16 hrs.

Ilha Santa Cruz
Playa de los Alemanes

Retornamos para Puerto Ayora pra tomar um banho e voltamos para jantar neste hotel. Fazendo a reserva com antecedência, eles têm uma balsa própria do centro até lá e te buscam e deixam sem custo extra. Que dia, senhores!!! Mais bem aproveitado, impossível!

3º Dia – Ida para Ilha Isabella

Madrugamos para ir à Isla Isabella, onde ficamos pelas próximas duas noites. Tivemos que chegar no porto próximo às 6 hrs da manhã.

Mais atrações na Ilha

Na volta tivemos apenas mais uma noite em Santa Cruz e não deu tempo de ir para a Parte Alta (30 minutos de carro desde o centro), onde tem uma reserva de tartarugas em seu habitat natural (El Chato), Los Gemelos (crateras vulcânicas) e os Túneis de Larva. Dentre as coisas que estudei pra fazer lá antes de ir, estas foram as que achei menos interessantes. Até porque faríamos passeios similares em outras ilhas.

Também não fomos ao mercado de peixes e à Laguna de las Ninfas, onde dizem ser possível ver flamingos.

Estas foram as atrações que faltaram pra “zerarmos” a ilha. Sendo assim, ficando mais um dia inteiro lá daria pra fazer sem problemas.

Ainda vou escrever mais sobre os passeios individualmente, pra dar maiores detalhes, e botar os links aqui, quando estiverem prontos.

Espero que tenham gostado de ler este post tanto quanto eu gostei de escrevê-lo!

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias, você não pagará nada a mais por isso!