Tortuga Bay: Uma atração imperdível!

Tortuga Bay

Tortuga Bay é uma das maiores atrações da Ilha de Santa Cruz, em Galápagos.

Há duas formas de chegar lá. Caminhando por uma trilha de 2,5km até a Playa Brava ou de barco até a Playa Mansa. O trecho custa US$ 10 por pessoa. Nós optamos por esta facilidade na volta, afim de otimizar nosso tempo.

A TRILHA PRA TORTUGA BAY

Acordamos cedo para aproveitar bem o dia, já que gostaríamos de fazer muitas coisas. Achei bem fácil fazer este passeio sem guia!

Trilha
A Guarita de registro e a trilha, que é toda fácil assim!

A entrada da trilha é ao fim da Rua Charles Binford, onde há uma guarita de registro na entrada do parque. Estando virado de frente para o porto, olhando pro mar, essa entrada pra trilha fica pra direita.

Na guarita do Parque Nacional temos que nos registrar preenchendo nome, passaporte, nacionalidade, e a hora de entrada. O parque está aberto diariamente das 6 às 17 hrs. São 2,5 km a partir deste ponto em uma trilha bem fácil e demarcada com alguns poucos altos e baixos. 25 minutos depois, chegamos na Playa Brava.

Clique aqui pra ver como Planejar sua viagem à Galápagos.

AS PRAIAS

Playa Brava

Atenção com as bandeiras vermelhas que delimitam uma área grande proibida para banho, na Playa Brava. Do lado esquerdo é onde ficam os surfistas e do lado direito, caminhando até o final, chegamos na Playa Mansa. Há uma piscina natural linda entre as duas praias onde disputamos espaço com as Iguanas marinhas. 😜

Tortuga Bay
Piscina Natural entre as Playas Brava e Mansa

Chegando na Playa Mansa, há aluguel de snorkel e Kayak. Aluguei um snorkel por 3 usd (o preço correto é 5 mas como eu só tinha 3 trocados, o Sandro me deu este desconto). A água estava muito turva e não dava pra ver quase nada, mas eu queria nadar até Las Tintoreras, uma área próxima (a uns 150 m da costa) pra ver tubarões e assim o fiz.

Playa Mansa
Playa Mansa, em Tortuga Bay

LAS TINTONERAS

Fui nadando sozinha mas já perdendo as esperanças de enxergar alguma coisa naquela água. Meus óculos estavam imundos e embaçando demais que precisei dar uma parada. Foi quando conheci o Toni, dono de uma lancha de transporte de passageiros da Playa Mansa para Puerto Ayora, que estava também com snorkel ao lado de seu barco (Isabella 2) e fez a gentileza de passar shampoo nos meus óculos e me devolveu transparentíssimo e ainda cheiroso.

Comentei com ele minha vontade de ver tubarões e ele me levou até lá. Tínhamos que baixar 1m para vermos por conta ainda da água muito turva. Ele me mostrou uns 8 tubarões 🦈, tão lindos! Tinham a barbatana branca e andavam sempre em dupla.

Após finalizar a viagem, digo que o melhor lugar pra ver tubarões é no Los Túneles, atração imperdível de Isla Isabela. Mas o passeio não é pra isso! Não necessariamente você verá tubarões caso não queira…

Visto isso, voltei nadando para a praia e marquei com ele a hora da volta para Puerto Ayora (10 usd o trecho). Como queríamos ir também a Las Grietas, ele nos deixou lá na volta, no caminho, o que poupou um belo trecho de trilha. Do ponto onde ele nos deixou até lá, são uns 15 minutos de caminhada, que falarei mais detalhadamente em outro post.

Conheça as outras atrações da Ilha Santa Cruz, com nosso roteiro detalhado.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias, você não pagará nada a mais por isso!

One thought on “Tortuga Bay: Uma atração imperdível!