Arraial do Cabo no verão

Ê lelê… Muita coisa pra falar do nosso Caribe carioca!

Arraial do Cabo possui umas das praias mais lindas do nosso litoral. Localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é vizinha de Búzios, Cabo Frio, Saquarema, entre outras.

Arraial é famosa pela cor de suas águas cristalinas! Durante a alta temporada, no verão, ou em feriados, a cidade fica muito cheia e a experiência pode se tornar desagradável. O ideal é ir nas férias, durante a semana, ou em finais de semana curtos, evitando os horários de pico do trânsito.

Prainha

É uma praia linda, porém com muitas barracas e cadeiras que enfeiam um pouco e tiram o glamour do local. Nesta praia, recomendo seus dois extremos. As duas pontas são mais vazias e, por isso, melhores. Ao menos para mim, que detesto praia muito cheia.

Prainha
Prainha
Prainha
Prainha

Prainhas do Pontal do Atalaia

É o paraíso!! Praia linda de areias branquíssimas e águas transparentes! Não é recomendada para quem tem dificuldade de locomoção, pois para chegar lá tem que enfrentar a descida de uma escadaria de 255 degraus (Na volta será subida… Pior ainda! rsrs. Mas vale a pena cada um deles. Para entrar no Parque de carro há um valor a pagar em torno de 10 reais para o estacionamento, que pode acabar ficando longe ainda desta escadaria. Mas a vista já faz esquecer o caminho percorrido a pé.

A praia tem pouca infraestrutura, não possui restaurantes ou banheiros. Apenas algumas barracas vendendo bebidas.

Prainha do Atalaia
Prainha do Pontal do Atalaia
Prainhas do Pontal do Atalaia
Prainhas do Pontal do Atalaia

Praia do Farol

Esta praia é controlada pela Marinha e hoje em dia tem um número limite de visitantes por dia. Fizemos o passeio com a empresa Saveiro Don Juan e achei maravilhoso. Depois falarei melhor sobre este passeio. É uma praia paradisíaca em uma Ilha quase em frente à Prainha do Atalaia. Esta não tem nenhuma infraestrutura! Nem comprar uma água é possível, mas como só se chega de barco,  neles é possível comprar bebidas e alguns aperitivos.

Praia do Farol
Praia do Farol

Praia do Forno

Só se chega de barco, barco taxi, ou através de uma trilha de uns 15 minutos desde a Praia dos Anjos. Esta trilha tem uma vista linda da Praia, que é uma das mais bonitas de lá. O passeio do Saveiro Don Juan acaba na Praia do Forno ou na Praia dos Anjos.

Nós ficamos lá e pegamos a trilha para voltar à Praia dos Anjos. É uma trilha com bastante subida, mas é rápida, e como tem o mirante no meio, deu pra descansar um pouco enquanto tiramos as fotos.

Praia do Forno
Praia do Forno

Praia dos Anjos

É a marina da cidade. Esta praia tem muitos barcos e não é boa pra banho nem tem águas claras e bonitas. É a praia do centro.

Praia Grande

Esta praia é famosa por ser um ótimo lugar para assistir ao Pôr do sol. Fomos lá no final da tarde para tomar uma cerveja em um dos quiosques de sua extensão.

Pôr do sol na Praia Grande
Pôr do sol na Praia Grande

Passeio de barco

Fizemos um passeio com o Saveiro Don Juan e adoramos. Eles nos buscam na Pousada e nos levam para a loja no centro, próxima à Praia dos Anjos onde o barco fica atracado.  Na loja, pagamos o passeio e vamos a pé até a embarcação.

Começamos o passeio pela Praia do Farol. Por ser cedo, esta costuma ser a primeira embarcação a chegar nesta praia, o que permite aproveitá-la ainda vazia e praticamente deserta. Ficamos lá 40 minutos e vamos para a Gruta Azul, onde paramos rapidamente para fotos. De lá, vamos para as Prainhas do Atalaia e ficamos por mais 40 minutos. O Juan tem uma prancha de SUP para quem quiser alugar nesta parada.

SUP no Atalaia
SUP no Atalaia

O saveiro para em um restaurante flutuante para quem quiser ficar para comer e vamos à Praia do Forno. De lá é possível ficar na praia e voltar de trilha ou barco-taxi; ou voltar para a Praia dos Anjos com o barco. Aconselho ficar porque a Praia é maravilhosa!

ONDE FICAR

Ficamos hospedadas na Pousada da Prainha, que fica aonde? Na Prainha!! rsrs. E recomendo!!

A Pousada fica a uns 100 m da Praia, super bem localizada! Tem piscina, oferece estacionamento grátis e wi-fi grátis com 14 repetidores, portanto, o sinal é bom de qualquer ponto da Pousada. Eles servem um café da manhã simples, mas bom.

IMG_6475
Piscina da Pousada da Prainha

Meu quarto era ótimo! Como pedimos, havia duas camas de solteiro super confortáveis, com uma ótima decoração; frigobar, ar condicionado split e chuveiro quente.

IMG_6472

À tarde, a pousada oferece uns biscoitinhos, bolo e café para a volta da praia. Uma delícia!

IMG_6441
Sala de estar

4 thoughts on “Arraial do Cabo no verão

    1. Oi, Luana! No verão, de final de dezembro a final de março, as praias lá costumam ficar bem cheias. Mas durante a semana é mais tranquilo. Eu recomendo ir nos períodos de meia estação e sempre fugindo de feriados. De fevereiro a maio é legal, e de setembro a dezembro também. Bjos, Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *