Restaurantes em Tiradentes: Onde comer

POST ATUALIZADO EM JANEIRO DE 2024

Quer dica de restaurante em Tiradentes? TEMOS!

Estive na cidade em 2016, 2021 e agora em janeiro de 2024. Provamos e nos apaixonamos por vários restaurantes e pratos de lá pra cá. Abaixo, cito todas as experiências culinárias maravilhosas que tivemos.

Recomendo sempre checar os dias e horários de funcionamento pois vários restaurantes não funcionam por exemplo para almoço, durante a semana.

E aí, estão preparados?! Acho até que vou tomar um sal de frutas agora porque só de lembrar tudo o que comi nestes dias… Deus me livre, mas quem me dera!

1- RESTAURANTE TRAGALUZ

Vou começar por este que, além de eu ter ido nas três vezes em que visitei a cidade, é um dos mais famosos inclusive internacionalmente. Localizado no centro histórico, ele tem uma atmosfera muito agradável à luz de velas, combinando com o clima super romântico que a cidade já tem.

Em 2016, pedi o Bife de Ancho como prato principal e a goiabada frita para a sobremesa.

– Prato principal – Bife de Ancho (Carne nobre marmorizada – do Uruguai): Tostado na manteiga, acompanhado de farofinha (de autêntica farinha do norte de Minas). Bolinho de batata recheado de queijo, com crosta de parmesão e amêndoas. Molho picante à parte. DIVINO!!

Em 2021, fui muito bem atendida pelo garçom Leandro Ezequiel, e fiz as seguintes escolhas, também maravilhosas:

Restaurante Tragaluz
Minhas escolhas no Tragaluz

Entrada: Textura de queijos com mel e geléia de tomate. (Maravilhoso!)
Prato Principal: Bacalhau à moda do chef.
Sobremesa: Além da goiabada frita (goiabada cascão prensada na castanha de caju granulada, frita na manteiga e deitada em queijo cremoso com sorvete de goiaba), pedimos também o Doce de Leite Tragaluz (doce de leite ligeiramente queimado com farofinha de nozes e sorvete de queijo). São as duas mais pedidas da casa e eu garanto que vale a pena cada caloria ingerida!

Agora em 2024 confesso que voltei somente para a sobremesa de goiabada, e me assustei com a redução do tamanho do prato. A quantidade está muito menor, e o valor subiu pra R$ 48. Ainda assim, continua sendo uma sobremesa imperdível!!

O restaurante só abre para jantar, de quarta à segunda, a partir das 19 hrs.  Só funciona no almoço em feriados e dias especiais.

Endereço: Rua Direita, 52 – Centro histórico
Telefone: (32) 99968 4837 / (32) 3355-1424

2- RESTAURANTE ANGATU

Amei o astral do restaurante! Fomos muito bem atendidos e ficamos encantados com as combinações perfeitas do renomado Chef Rodolfo Mayer.

Provamos o menu degustação com uma seleção incrível de receitas criadas pelo artista. Vai lá experimentar pra ver se ele não é mesmo artista! O restaurante já foi matéria no jornal francês Le Figaro, que diz inclusive se tratar de um dos melhores restaurantes do Brasil.

Eu confesso que ao ler o cardápio fiquei um pouco receosa por não gostar de alguns ingredientes utilizados por ele, mas que dom!! Meu Deus, que mistura de sabores! Gostei de tudo… muito bom!

Restaurante Angatu
Menu Degustação
Gelatos da Vila
Sorvete de doce de leite!

Eles têm também uma sorveteria bem próxima ao restaurante chamada Gelatos da Vila com várias opções de sorvetes e casquinhas fabricados por eles. Sério… corre aqui no Instagram deles pra entenderem sobre o que estou falando e eu não ficar com água na boca sozinha!

O restaurante funciona pra jantar de quarta a sábado, a partir das 19h30. Aos finais de semana abre também pra almoço às 12h30.

Endereço: Rua da cadeia, 38 – Centro histórico
Telefone: (32) 99903 5734

3- RESTAURANTE UAITHAI

O restaurante é um charme e tem uma vista linda! Fui para jantar mas gostaria de voltar para apreciar a vista durante um almoço. Já tínhamos ouvido falar bem do lugar e fomos ver com os nossos próprios olhos (ou comer com as próprias bocas?! Rsrs).

Durante a pandemia, as mesas estão afastadas umas das outras e separadas por baias de vidro ou acrílico. Em cada lugar na mesa há um saco plástico pequeno para você guardar a sua máscara.

A cozinha é aberta e é possível ver seu prato sendo preparado pelo chef Ricardo Martins, que une a deliciosa culinária Thailandesa à mineira. Dá uma olhada aqui no cardápio!

Aceitamos a sugestão do chef e pedimos de entrada o rolinho primavera de pato. Acompanham pesto de couve com torresmo, farofa de tâmaras com alho e um leve toque de wasabi. Só não sou muito chegada à molho pesto mas a mistura ficou muito boa!

Restaurante Uaithai

Tive que experimentar o peixe que foi muito recomendado e realmente é maravilhoso! Pedimos o Surubim em crosta de limão siciliano que vem acompanhado de legumes salteados e um arroz de jazmin delicioso; e o Gluey Pork, que é um lombo suíno confitado com purê de banana da terra ao curry e leite de coco e acompanha ragu de linguiça da roça e tarê de cachaça.

Para a sobremesa, optamos pelo Siciliano Brulée: creme de limão siciliano com queijo de cabra e finalizado com caramelo brulée. Bom demais!

Acompanhamos essa noite aprazível com os drinks “Laos” e “Mojito Lichia”.

O restaurante abre diariamente para almoço e jantar, exceto às segundas. Aos domingos a casa funciona apenas para o almoço.

Endereço: Rua Padre Toledo, 157
Telefone: (32) 3355-1716 / (32) 99172-0072 (whatsapp)

4 – RESTAURANTE SABOR RURAL

O restaurante fica mais afastado do centro histórico mas é uma referência quando se fala da autêntica comida mineira. O espaço é grande e com várias “ilhas” que proporcionam mais privacidade para cada mesa, em um ambiente simples e muito charmoso.

São várias opções de tira gostos e alguns trios onde é possível escolher uma opção de carne, uma de carboidrato e uma de verdura. Os pratos principais são para duas ou quatro pessoas.

Nossas escolhas foram:
Entrada: Linguiça com mandioca
Pratos Principais: Tutu e um Trio de Costelinha, mandioca frita e abobrinha. (Estávamos em 4 pessoas e deu perfeitamente)
Sobremesa: Banana no Borralho (Doce de banana quente, feito no fogão à lenha, com sorvete de creme e farofa de paçoca).

Estava tudo muito bom e a cerveja, estupidamente gelada!

Endereço: Rua Caixa D’Agua – Zona Rural, Tiradentes
Telefone: (32) 99934-4005

5- CASA AZUL BISTRÔ

Porque comer só comida mineira em Minas? Para quem gosta da culinária mexicana, o Casazul é muito bom!! Com decoração inspirada na casa de Frida Kalo na Cidade do México, o restaurante oferece delícias mexicanas!

Restaurante Casa Azul
Obrigada, Chef Rejane Cunha!

Começamos com margaritas frozen e pedimos a entrada de Tapas com quesadillas, tacos e canapés de guacamole. Gostei tanto que por mim eu teria ficado só ali mesmo, ahhahahah, pedido mais uma entrada e pronto. Mas não podíamos porque tínhamos que provar o máximo de delícias possível! Rsrs

Sendo assim, éramos duas pessoas, portanto dois pratos. Fomos no Burrito e no Filé 300 (tornedor de Mignon com purê de baroa e queijo curado, acompanhado de legumes caramelados). A chef Rejane Cunha arrasa!! Tudo ótimo, já satisfeitos, mas… ainda tinha a sobremesa, né?!

Socorro! Pedimos a Panqueca Diego Rivera e estava MUITO sensacional!!! Peço agora um minuto de silêncio pra minha dieta que corre risco de morte só de lembrar desse prato: panqueca recheada com brigadeiro, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, sorvete, calda de morango e calda de chocolate quentes artesanais. Entenderam agora porque engordei uns 2 kgs nesta viagem de uma semana?!

Endereço: Rua da Cadeia s/n.
Telefone: (32) 3355-1868

Conheça também Carrancas, uma linda e pequena cidade cheia de cachoeiras incríveis, a 1h30 de carro desde Tiradentes.

6- PACCO & BACCO RESTAURANTE

Fomos muito bem atendidos e gostamos bastante. O ambiente é elegante, bonito e clean!

Antes de chegar à cidade, eu já estava babando pelo Risoto Mar de Minas, cuja foto vi no Instagram do restaurante. Eu sou dessas que já programa os restaurantes e dá até uma olhada nas fotos dos pratos pra já ir me decidindo. Kkkk, ele não me decepcionou!! Prato maravilhoso! O Gnocchi trufado também estava incrível!

Restaurante Pacco e Bacco
Ê saudade!!!

De entrada, não deixe de pedir a tábua de queijos com um Camembert empanado! Credo, que delícia!!! Dá água na boca só de lembrar.

As sobremesas também estavam divinas e não sei qual gostei mais, se o Petit Gateau de chocolate ou os protiteroles de doce de leite. Ambos acompanhados de uma bola de sorvete de creme.

O restaurante abre diariamente (exceto aos domingos) para o jantar. Somente aos sábados, a casa também funciona para almoço.

Endereço: Rua Direita, 166
Telefone: (32) 3355-1136

7– CONTO DE RÉIS (BAR)

Conto de Réis
Petiscos mineiros

Este é o único dos citados que não tem o conceito de restaurante. Ele é um bar tradicional e com uma atmosfera simples no melhor estilo “boteco”, muito bem localizado no Largo das Forras.

Gostei muito de sentar em uma das mesas do lado de fora para tomar uma cerveja bem gelada enquanto saboreava petiscos mineiros como a carne de sol acebolada com aipim frito, que estava uma delícia. Hummmm, bão demais, Sô!

Ainda batemos ótimos papos com Sérgio Santos, o carioca de Santa Teresa que mora na cidade há 26 anos e é o dono do bar.

A casa funciona diariamente a partir das 18 hrs. Às sextas e sábados, abre também para o almoço e oferece música ao vivo durante a noite

Endereço: Largo das Forras, 62
Telefone: (32) 3355-1790

8- RESTAURANTE DONA XICA

Restaurante ótimo de comida caseira tipicamente mineira

O restaurante  é simples e muito agradável. Bem central, fica localizado na principal praça de Tiradentes chamada Largo das Forras. Inaugurado em 2014, oferece um cardápio maravilhoso da tradicional e deliciosa comida mineira.

Eu fui em 2016, não sei se a qualidade continua a mesma, mas acredito que sim.

Pratos típicos e bem servidos  como Tutu à Mineira e Feijão Tropeiro, Porcada e Frango com Quiabo são excelentes pedidas. Ainda vale muito experimentar o Frango com Ora-pro-nobis, uma planta típica; e também a Paella Mineira, com carnes de porco, couve, milho, quiabo, ovo e servida em panela de pedra para até duas pessoas. Fui super bem atendida e comi muito… bem (Muito! e Muito bem!) ;-P

Eles não aceitam cartões de crédito, apenas débito ou dinheiro.

O horário de funcionamento é de 11:30 hrs às 17 hrs, de quinta-feira à terça-feira. Só abrem à noite durante os feriados, de 17 às 23 horas.

Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 26 – centro histórico.
Telefone: (32) 3355-2351

9- ALDEIAS BAR (FECHADO PERMANENTEMENTE)

Torresmo enrolado e Petit Gateau
Torresmo enrolado e Petit Gateau

Este restaurante já fica um pouquinho afastado do centro histórico. Fica na estrada de quem vai para Bichinho. Cercado de verde, também tem um ótimo ambiente.

Achei a comida muito boa! Destaque para o Petit Gateau de sobremesa e o Torresmo Enrolado (super diferente), que faz parte das suas especialidades, junto com a Casquinha de Siri, Bolinhos de Arroz, Carnes Nobres e Truta.
Também não aceitam cartões de crédito. Apenas cartões de débito e dinheiro.

O horário de funcionamento é de 11:00 hrs às 19:00 hrs, de quinta-feira a domingo. Reservas são aceitas em horários alternativos.

Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 1010, Capote, Tiradentes
Telefone: (32) 98818-3353

Hummm, escrever disso me deu uma fome!! Bom Apetite!

Para ver mais fotos nossas lá é só procurar no Instagram a #viagensimperdiveisemtiradentes

Acompanhe minhas viagens ao vivo através do Instagram @viagensimperdiveis.

Toda esta viagem está salva nos destaques dos stories do Instagram.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

2 thoughts on “Restaurantes em Tiradentes: Onde comer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *