Regras para reabertura da França

Reabertura da França

Post Atualizado em 1º de dezembro de 2021.

Finalmente em julho de 2021 a França reabriu suas fronteiras pra brasileiros vacinados. Digo finalmente porque tenho família lá e já estava muito ansiosa há 2 anos sem vê-los. Fiz abaixo um check List de todos os documentos necessários que deverão ser impressos para a sua viagem ao país.

Atenção para as exigências que podem haver da sua companhia aérea, além das solicitadas pelo destino final. Eu, por exemplo, fui em agosto para a França com a TAP e ela exige um teste PCR (72 Hrs) ou antígeno (48 hrs) negativos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A ENTRADA NA FRANÇA:

  • Passaporte válido por 6 meses a partir da data de entrada no país;
  • Seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000 (exigidos pelos países do Espaço Schengen);
  • Certificado de vacinação completa emitido em inglês* através do app ou do site Conecte SUS (Veja o vídeo explicando o passo a passo que eu fiz e viralizou nos grupos de WhatsApp por todo o Brasil). As vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen são aceitas. Atenção ao prazo estipulado de dias após a vacina para ter a entrada liberada. São 28 dias para a Janssen e 7 dias após a segunda dose para as demais. Para quem tomou as duas doses de Coronavac, só podem embarcar com uma terceira dose de reforço da Pfizer ou Moderna. (a entrada será liberada 7 dias após).
  • Formulário do site do Ministério do interior da França (Engagement sur L’Honneur**) preenchido e assinado.
  • Teste PCR negativo para entradas a partir de 1º de dezembro de 2021.

*O certificado de vacinação em inglês só está disponível para quem já tomou as duas doses. E se você tomou alguma dose que não esteja aparecendo no app ou site do Conecte SUS, deverá voltar ao posto onde tomou a vacina com um documento com foto e o papel que te deram no dia da vacinação para solicitar o lançamento na plataforma.

**Este documento está em francês. Se você não domina o idioma se liga nessa super dica que vai mudar a sua vida, principalmente no exterior!!! O App do Google Translator tem uma opção de “Câmera” que basta você apontar a sua câmera pro texto, que ele traduz automaticamente para o idioma que você quiser.  Tá passada?! Pode me agradecer nos comentários! Ou quem sabe não é uma ótima oportunidade pra aprender francês?! Estou amando minhas aulas virtuais com a Talkers Idiomas.

Minha mãe tomou a terceira dose da Pfizer (além das duas iniciais da Coronavac) e já lançaram no app do SUS, porém a versão com as 3 doses ainda não aparece em inglês. Ela embarcou pra França com o documento em português mesmo (3 doses) e inglês (2 doses) e isso não foi um problema.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CIRCULAR PELA FRANÇA:

Desde 9 de agosto, para a entrada em trens, restaurantes, hotéis e atrações, está sendo exigido ALGUM destes documentos:

  • Passe Sanitário com QR Code impresso ou virtual, através do App Tous Anti Covid. (Quem não tiver o passe pode tentar entrar com o comprovante em inglês do SUS) ou
  • Comprovante de teste negativo para Covid (72 hrs de validade para PCR ou 48 hrs de validade para o de antígeno) ou
  • Teste de PCR ou antígeno positivo de no mínimo 11 dias antes ou no máximo 6 meses (no caso de franceses que tenham tido Covid recentemente).

Saiba qual a melhor época para ir à Europa!

COMO CONSEGUIR O PASSE SANITÁRIO:

Atualmente, a única forma de se obter o documento deles com QR code é pagando 36 euros em algumas farmácias, apresentando o passaporte e o certificado de vacinação (SUS ou Poupa Tempo). Recomendo ver aqui a lista das farmácias credenciadas.

Gostaria de relembrar que este documento francês é apenas uma das 3 opções descritas acima para a circulação no país e entrada em museus, shoppings e restaurantes. Fiquei 1 mês e meio no país e não tive nenhum problema com o Certificado em inglês do SUS, que usei por umas 3 semanas até conseguir o passe (era gratuito e mais fácil de conseguir entre agosto e outubro). Meu certificado foi amplamente aceito durante toda a minha estada, sendo recusado em apenas um bar, mas eu nem liguei porque o do lado aceitou normalmente.

Crianças com menos de 12 anos não precisam de um passe.

ONDE FAZER OS TESTES DE COVID

Caso seus documentos, já em território francês, não sejam aceitos por qualquer razão, a solução será fazer o teste de Covid a cada 2 ou 3 dias em uma das várias tendas espalhadas pela cidade (no caso de Paris). É possível fazer o PCR com resultado em 24 horas ou o de antígeno que fica pronto de 5 a 10 minutos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Convido todos a assistir a Live que fiz com a Caroline Putnoki (diretora da ATOUT FRANCE da América do Sul, responsável pelo Turismo da França). Se ainda ficou alguma dúvida, fique a vontade para perguntar aqui nos comentários.

Estive agora na França de 24 de agosto à 5 de outubro e já tem muita coisa legal e dica boa lá no Instagram, seja no feed ou nos destaques dos Stories. Em breve, aqui no site, muitos mais posts sobre este país que eu tanto amo.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

4 thoughts on “Regras para reabertura da França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *