Cidadania Portuguesa: como conseguir

Cidadania Portuguesa

Se você acha que possui direito à cidadania portuguesa, ou já sabe que pode se tornar um português, seguem alguns motivos para não deixar essa oportunidade passar:

POR QUE OBTER A CIDADANIA E O SONHADO PASSAPORTE PORTUGUÊS?

  1. Livre circulação pela União Europeia: Como Portugal é membro da União Europeia (UE), os cidadãos portugueses possuem o direito de livre circulação em todos os países membros. Isso significa que você pode morar, trabalhar, estudar e se aposentar em qualquer país da EU sem a necessidade de visto. Portanto, além de se tornar um cidadão português, você se torna também um cidadão europeu.

    Ter em mãos o passaporte português (o famoso vermelhinho) possibilita uma facilitação de viagens internacionais, ou seja, menos burocracia e menos restrições em comparação com alguns outros passaportes.

  2. Possuir os mesmos direitos e deveres de um cidadão português, ou seja, você poderá votar e ser votado, ter acesso aos serviços sociais, como saúde e educação. Inclusive, poderá estudar nas Universidades de Portugal pagando o mesmo valor de propina (mensalidade) do que um nacional português.
  3. Possibilidade de transmissão da nacionalidade para seus familiares. Garantir a nacionalidade portuguesa (e todos os seus benefícios) para as gerações futuras é uma herança de valor inestimável. Além disso, obter a nacionalidade portuguesa é também uma maneira de resgatar sua história genealógica e de se conectar com suas raízes culturais.

IMPORTÂNCIA DE TER UM PROCESSO BEM INSTRUÍDO

A lei da Nacionalidade Portuguesa prevê possibilidades de obtenção de nacionalidade originária, ou por efeito da vontade e naturalização. Para todas as hipóteses, é muito importante que o seu processo seja instruído com a documentação correta, nos termos exigidos pelas Conservatórias de Portugal.

Deixo abaixo três dicas para facilitar este processo:

  1. Verifique sempre os tipos específicos das certidões para o seu tipo de processo. Exemplo: Use sempre certidões por cópia reprográfica para os processos de nacionalidade de filho ou neto de português;
  2. Use documentos atualizados no processo! As certidões, por exemplo, devem ter no máximo 06 meses de emissão;

  3. Todas as certidões brasileiras devem ser apostiladas (Apostila de Haia), para que tenham validade em Portugal.

A análise dos requisitos legais e a juntada dos documentos corretos farão com que o seu pedido tenha pouca ou nenhuma chance de cair em exigência, o que impacta no tempo de conclusão do processo e na chance de sucesso do seu pedido.

Veja aqui tudo sobre o novo visto Europeu, para viagens a partir de maio de 2025.

É NECESSÁRIO ADVOGADO PARA CONSEGUIR A CIDADANIA?

Não!! Você pode entrar com seu processo de nacionalidade sozinho. Mas vou te contar aqui algumas VANTAGENS de obter o auxílio de um advogado especializado e habilitado:

  1. Identificar todos os documentos realmente essenciais para o seu processo;
  2. Solicitação das certidões na forma correta exigida pelas Conservatórias;
  3. Analisar a obrigatoriedade ou não de realizar a transcrição de casamento, antes de dar entrada no pedido de nacionalidade;
  4. Verificar a existência de perfilhação (estabelecimento da filiação), nos casos de nacionalidade por descendência;
  5. Verificar a lei vigente à época dos fatos e a implicação disso no seu processo;
  6. Diminuir as chances de eventuais exigências da Conservatória;
  7. Cumprir eventuais exigências, dentro do prazo estipulado pela Conservatória, sob pena de indeferimento do seu processo;
  8. Mapear as conservatórias mais indicadas para o seu tipo de processo;
  9. Comodidade;
  10. Segurança.
Sempre bom lembrar também que os Consulados não fazem qualquer análise jurídica ou estratégica do seu pedido.

Além disso, atualmente existe também a opção de protocolo do pedido de nacionalidade de forma online, sendo uma ferramenta exclusiva para advogados devidamente habilitados em Portugal.

Portanto, fique atento a essas dicas, e, precisando, não hesite em procurar auxílio profissional.

Fernanda Veras

Advogada de nacionalidade e imigração para Portugal
Inscrita no Brasil, na OAB/RJ 129.731 e em Portugal, na OA 66301P.
Instagram: fernanda.advveras
Email: fernandaadvveras@gmail.com

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *