Albânia: 10 curiosidades sobre o país

Albania

10 curiosidades sobre a Albânia! O país ainda não é muito conhecido por brasileiros mas venha saber um pouco mais sobre ele conosco, através das nossas impressões.

1- HISTÓRIA

O país teve uma história marcada por diversas conquistas e dominações estrangeiras ao longo dos séculos. Em 1912, declarou sua independência e manteve-se livre por alguns anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi anexada pela Itália e posteriormente ocupada pelas tropas alemãs. Após a guerra, comunistas, tomaram o controle em 1944. Após o declínio do comunismo, em 1991, o país procurou estabelecer laços com o Ocidente para melhorar suas condições econômicas. E finalmente, em 2009, a Albânia juntou-se à OTAN, juntamente com a Croácia.

2- PAISAGENS NATURAIS

Possui um parque nacional com ruínas do Séc. IV AC, uma nascente de rio muito azul, e um litoral belíssimo com praias de águas muito azuis e transparentes e grutas, parte no Mar Adriático e parte no Mar Jônico. A maioria delas porém são de pedrinhas, então não esqueça de levar papetes (aqueles sapatinhos par o mar). As principais cidades de praia são Dhermi, Himare, Sarande e Ksamil.

Albania Beaches
Ksamil é uma das muitas de praias e cidades incríveis da Albânia

3- LOCALIZAÇÃO

A Albânia fica na Europa e faz fronteira com Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte e Grécia. Do outro lado do Mar Adriático está a Itália, também bem próxima.

4- MOEDA DA ALBÂNIA

A moeda é o Lek e 1 euro são aproximadamente 105 Leks. Tudo é barato comparado ao resto da Europa!

5- MEIOS DE TRANSPORTE

A melhor forma de se locomover é de carro e recomendo o aluguel. Mas prepare-se para um trânsito meio caótico onde as pessoas estacionam os carros no meio da rua para irem ao mercado ou fazer qq outra coisa. Cheguei a ver o carro da minha frente estacionar no meio de uma rua de mão dupla com apenas uma pista em cada sentido. Ele simplesmente parou na minha frente e saiu do carro!!

Venha saber tudo sobre o novo visto para a Europa que será obrigatório a partir de janeiro de 2024.

6- ESTRADAS

Albania Road
O Zigue-zague das estradas

As estradas principais são boas mas cheias de Zigue-zague. As demais podem ser meio “pirambeiras” e não tão seguras assim… Quase todas são em mão dupla e tenha muito cuidado com os animais na pista, vimos vários mortos. Acho que as rodovias não são iluminadas à noite, o que pode se tornar muito perigoso.

7- POPULAÇÃO

É um destino bem tranquilo, inclusive para mulheres, e as pessoas são simpáticas mas senti um certo machismo enraizado. Estávamos eu e minha mãe e em algumas vezes senti uma resistência ou falta de tato de alguns homens seja no trânsito (eles que faziam as besteiras, eu nem reclamava e me olhavam de cara feia ao ver que eu era mulher) ou no tratamento inicial em alguns restaurantes.

8- SEGURANÇA

O país é super seguro e quase não tem violência.

9- GASTRONOMIA

A culinária é meio restrita e você encontra praticamente o mesmo cardápio em todos os restaurantes. Sempre as mesmas coisas: Risotto, Pizza, macarrão, Carne (algumas delas de origem duvidosa), peixe, frango, salada e sopa.

10- BUNKERS NA ALBÂNIA

O país possui 168.000 bunkers, que foram construídos no Regime comunista e praticamente nunca foram usados. Dois deles viraram museus e ficam na capital Tirana, que são o BunkArt 1 (maior e melhor para visitação) e o 2, mais perto do centro da cidade.

Albania Bunkers
Os Bunkers em Tirana que viraram museus

E aí, gostou de conhecer um pouquinho deste belíssimo país conosco?

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

2 thoughts on “Albânia: 10 curiosidades sobre o país

  1. Oieee! Posso fazer perguntas? kkk.. lá vou eu:
    1) subiu na torre do Relógio?
    2) comeu alguma comida típica albanesa? Se sim, qual? Gostou?
    3) quantos dias no mínimo você recomenda pelo país?
    4) se só tiver tempo para visitar um Bunker, seria então 1? Mesmo sendo ele mais afastado da Praça principal? Dá para ir a pé até ele ou foi de carro?
    5) entrou na Mesquita de Tirana? Precisa de vestimenta mais coberta?
    6) o Blue Eye é imperdível?
    7) e o sítio arqueológico de Butrint é um Must Go? Ou dá para passar?
    8) quais as suas praias preferidas?
    9) o que faria diferente no seu roteiro?

    Pronto rsrs… beijosss e aguardo ansiosamente a resposta kkk

    1. Oie, vou ter que fazer alguns posts pra te responder! Ahahahah, vamos lá!

      Não subi na torre do Relógio nem entrei na Mesquita. Chegamos a Tirana à tarde e fomos embora no dia seguinte de manhã, após o Bunk Art 1, e não tivemos tempo de sobra pra isso. Não comi nenhuma comida típica e nem achei nada específico, acho que não tem. Recomendo no mínimo 6 dias, que foi o tempo que eu fiquei. Menos que isso ficaria muito corrido e comprometeria o roteiro.

      O Bunk’Art 1 é bem maior que o 2, embora eu só tenha conhecido ele… Vi o 2 só por fora. Todos me recomendaram ir ao 1, se tivesse que escolher entre eles, e eu amei!! Não recomendo ir a pé pra não perder tempo, já que ele fica a uns 5 km do centro.

      O Blue Eye é lindo e acho que super vale. Mas se vc já tiver ido à Bonito e Jalapão, talvez fique mais do mesmo…

      O sítio Butrint eu tb achei bem interessante e gostei de conhecer, mas isso vai de cada um. São ruínas e história!

      Amei a praia de Dhermi pelo calçadão super charmoso cheio de restaurantes pé na areia, o passeio de barco em Himara e a Praia Llamani são imperdíveis e ganharam meu coração; e Ksamil também tem praias lindíssimas mas achei muito “crowdeado” e cheio de espriguiçadeiras que enfeiam e atrapalham.

      O que eu faria diferente? Teria ficado mais noites pra aproveitar melhor. Acho que uns 10 dias no país seria perfeito pra fazer tudo com calma e conhecer todas as praias mais famosas. Muitas delas não visitamos, ou só vimos através do passeio de barco.

      Espero que aproveitem muito e depois volta aqui pra me contar o que achou!

      Bjooos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *