Vai viajar de avião pela 1ª vez?

Vai viajar de avião pela primeira vez e não sabe o que fazer? Está inseguro? Com medo de ir parar em outra cidade ou outro país? Seus problemas acabaram!! Rsrs

Em uma recente viagem, fui abordada por duas pessoas no aeroporto que estavam com medo e se sentindo perdidas com todos os trâmites de sempre. Então resolvi escrever este post para ajudar a todos vocês, que como estas duas pessoas, estão inseguros sobre o que fazer.

Primeiramente, é importante chegar cedo ao aeroporto e contar com imprevistos. Se estiver muito trânsito, se o carro quebrar no caminho ou o pneu furar… Enfim, várias coisas inesperadas e indesejadas podem acontecer, e você deve estar preparado pra elas. Recomenda-se chegar uma hora antes para voos nacionais e duas horas antes para internacionais. Eu, particularmente, costumo chegar 1:30 hrs antes de voos nacionais e 2:30 hrs antes dos internacionais.

Ao chegar ao aeroporto, dirija-se ao guichê de check in da companhia aérea pela qual comprou sua passagem. É possível fazer online, em máquinas espalhadas pelo aeroporto, ou no guichê, com a ajuda de um atendente da cia aérea (mais recomendado para iniciantes).  Eles pedirão seu documento (carteira de identidade ou passaporte, dependendo do destino) e terão acesso à sua reserva. Esta é a (última) hora de pedir para marcar o assento como prefere, seja janela ou corredor, na frente, sobre a asa ou atrás do avião. Eu, particularmente, prefiro janela. Assim não corro o risco de ser acordada por alguém querendo passar para ir ao banheiro.

Ainda no guichê do check in, você deverá despachar a sua bagagem, que será pesada pelo atendente. É importante sempre ficar atento às franquias de bagagem. Para voos nacionais ou para países do Mercosul, normalmente o permitido é uma mala de 23kg; e para a maioria dos demais destinos internacionais (saindo do Brasil), são duas malas de 32kg cada. Mas isso pode mudar a qualquer momento. Bom se informar no momento da compra da passagem para evitar estresses. Caso haja excesso de bagagem, é cobrada uma pequena fortuna por quilo extra.

Caso o seu voo tenha conexão, é bom sempre se certificar se é preciso pegar a bagagem na cidade de conexão ou não. Depois do episódio “11 de setembro”, as cias aéreas americanas, por exemplo, estão exigindo a retirada da bagagem na primeira parada da aeronave no país. Por questão de segurança, eles passam as malas por um detector de metais, e você a coloca de volta em outra esteira. Na Argentina também exigem a retirada da bagagem quando houver conexão em Buenos Aires.

Ainda saindo do check in, a atendente vai lhe entregar os cartões de embarque, com o identificador da sua bagagem colado atrás. Pronto! Essa é a hora de se encaminhar para a área de embarque. Ao passar a bagagem de mão pelo raio x, recomendo procurar uma das televisões com os dados atualizados dos voos.  Procure o número de seu voo em “Partidas/Departure” para ver o portão/gate onde ele está confirmado, e o status dele:

– Check in aberto – Quer dizer que você está adiantado e ainda tem tempo pra ver o free shop ou demais lojinhas da área de embarque;

– Embarque próximo – Ainda dá tempo de ver lojinhas, ir ao banheiro, mas fique atento e próximo ao portão;

– Embarque imediato – Já pode entrar na fila do embarque ou entrar direto, após se certificar que está no portão correto, por favor!

– Última chamada – Corra!!! Você está por muito pouco pra perder o voo.

Ao chegar ao seu destino, procure as esteiras de bagagem e veja qual o número da esteira correspondente ao número do seu voo. Pronto! Aí é só aproveitar!!

Caso ainda tenham alguma dúvida, podem perguntar por aqui pelos comentários ou entrar em contato conosco por aqui.

Boa Sorte e Boa Viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *