El Calafate

Aqui iniciaremos os posts sobre a nossa última viagem: Patagônia Argentina!

Para chegar em El Calafate, viajamos de Aerolineas Argentinas, saindo do Rio, com conexão em Buenos Aires. Não gosto muito da companhia aérea mas é das poucas que fazem o trecho Buenos Aires/El Calafate, então… ok!

A viagem começou ótima, com direito à Sala Vip da Aerolineas Argentinas, no Galeão.  A sala oferece alguns salgados como quiche e esfirra, salada e uma ou duas opções de pratos quentes. Para beber, vinhos tinto e branco, cervejas, água e refrigerantes. Além de uma máquina de cafés. E claro que tem wi-fi!

Sala Vip Aerolineas Argentinas no Galeão.
Sala Vip Aerolineas Argentinas no Galeão.
Vista aérea da Cordilheira dos Andes, já quase pousando em El Calafate.
Vista aérea da Cordilheira dos Andes, já quase pousando em El Calafate.

Em El Calafate, se você já não tiver fechado os traslados através de alguma agência, dependendo do número de pessoas, vale a pena pegar o shuttle da empresa VES Patagonia. Custa 120 pesos por pessoa só ida ou 200 pesos ida e volta (para os traslados de chegada e saída). Pagamento só à vista e em pesos!

O aeroporto fica a uns 25 minutos do centro da cidade, que consiste basicamente em uma rua principal (Av. Libertador).

A cidade é super fofa e esta rua principal é mão dupla, com duas pistas em cada direção. Vários bares, lojinhas e restaurantes completam seu charme. Porém não há muito o que fazer no centro. Uma tarde lá e, pronto! Mas é uma delícia sentar nos bares e restaurantes para apreciar a atmosfera do local.

MELHOR LUGAR PARA TROCAR DINHEIRO

Quando estive lá agora em Novembro de 2015, o melhor local para se trocar dinheiro era uma loja de artesanato chamada Arte Indio na esquina da Av. Libertador com a Rua 9 de Julio. (Dolar: 14,30 / Euro: 15,50 / Real: 3,40).

Melhor lugar pra trocar dinheiro em El Calafate
Melhor lugar pra trocar dinheiro em El Calafate

ONDE FICAR

Ficamos muito bem hospedados no Rochester Hotel Calafate. Ele fica a 3 km do centro, mas oferece traslados das 17:15 às 23:15 hrs com bastante frequência.

O hotel fica de frente pro Lago Argentino e os quartos que não tem vista pro lago, tem para o campo.

Fachada do Hotel que tem vista para o Lago Argentino.
Fachada do Hotel que tem vista para o Lago Argentino.

Meu quarto era com vista para o lago, muito bonito, limpo e espaçoso! Adoramos a recepção e simpatia dos funcionários, todos muito educados e satisfeitos em ajudar. Jantamos um dia no restaurante do hotel e o Ravioli de Cordeiro estava muito bom!! O restaurante também é bem bonito e o café da manhã, ótimo!

Meu quarto no Rochester Hotel Calafate com vista para o Lago Argentino.
Meu quarto no Rochester Hotel Calafate com vista para o Lago Argentino.
Restaurante do Rochester Hotel Calafate
Restaurante do Rochester Hotel Calafate
Sala de estar no lobby do Rochester Hotel Calafate
Sala de estar no lobby do Rochester Hotel Calafate

Recomendo muito o hotel! Se eu voltar em El Calafate algum dia, é lá que ficarei hospedada novamente.

Amamos esse vinho!! Muito bom e barato!
Amamos esse vinho!! Muito bom e barato!

PASSEIOS

Os passeios lá em El Calafate são muito caros!! Tivemos que escolher um e não nos arrependemos!! Fechamos o Mini Trekking sobre o Glacial Perito Moreno com a empresa Argentina4U e adoramos! Foi o passeio mais legal da viagem!

Eles nos buscaram no hotel de manhã cedo e fomos em ônibus até o Parque Nacional Los Glaciares (80km). A entrada ao Parque não está incluída no passeio e custa mais 200 pesos por pessoa para quem é dos países do Mercosul. Outra coisa que não está incluída é o almoço, e é importante que cada um leve algo para comer. 

Parque Nacional Los Glaciares
Parque Nacional Los Glaciares

O ônibus nos deixa em um porto já em frente à parte sul do Glacial Perito Moreno. Cruzamos em barco até a outra margem do lago, onde fica o refúgio (ponto de apoio onde podemos deixar as nossas coisas que não quisermos levar para a trilha. Como, por exemplo, os itens de “picnic” para o nosso almoço). De lá, saímos em grupos de aproximadamente 15 pessoas com 1 guia.

Trajeto de barco
Trajeto de barco
Grampones
Grampones

A caminhada sobre o gelo dura cerca de 1 hora e meia mas como vamos parando para tirar fotos, é bem tranquila! Eles botam uns grampones nos nossos tenis para fincar no gelo e explicam a melhor forma de andar sobre ele, em subidas e descidas. Quem tiver uma bota de trekking, ótimo. Quem não tiver, serve qualquer tênis!

Este passeio só é permitido para pessoas entre 10 e 65 anos! E proibido para as grávidas.

Caminhada sobre o gelo
Caminhada sobre o gelo
Mini Trekking Perito Moreno
Mini Trekking Perito Moreno

Ao final da caminhada, o guia serve bombons e whisky ou água em copos de vidro com o gelo que tira das geleiras na hora, na nossa frente. Após isso, retiramos nossos grampones e voltamos ao refúgio para comer o que levamos. Eu levei um sanduíche de pão de miga que comprei no centro.

Após o almoço, voltamos de barco até o ônibus, e vamos para o outro lado da geleira. Lá temos uma hora para admirar o mirante e fazer pequenas caminhadas sobre as passarelas. 

Glacial Perito Moreno
Glacial Perito Moreno

Este passeio dura o dia inteiro. Nos deixaram de volta no hotel umas 17:30 hrs. AMEI!!!

Obrigada, Argentina 4U!

É isso! Espero que tenham gostado das dicas. Continuem acompanhando porque ainda tem muita coisa por vir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *