Fomos convidados para fazer rapel no Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, e conhecer o trabalho da empresa Na Trilha RJ. Éramos um grupo de 8 pessoas e foi o primeiro rapel de muitos do grupo.
O Giovanni (dono da empresa) e o Renato foram os nossos guias. Super pacientes e atenciosos, explicaram detalhadamente como tudo funciona. Os equipamentos deles para o rapel são muito seguros porque parece que tem 2 freios, e o mais comum é ter apenas um.
A Trilha
Nos encontramos no Sheraton da Av. Niemeyer e fomos andando até a entrada do morro Vidigal. Lá, subimos em mototaxis (R$ 5 por pessoa) e a aventura já começa dali. Os motoqueiros já estão acostumados a fazer muitas viagens por dia, por isso se arriscam nas manobras na única rua que sobe até o ponto mais alto da comunidade, que é mão dupla.
Os que sobreviverem a este primeiro desafio, (Ahahaahaha, a subida é com emoção!!), começam a trilha a partir da quadra da comunidade. Quem não quiser andar de moto, também há a opção da kombi (R$ 3 por pessoa)… A trilha dura cerca de 1:15 hr e é bem íngrime. No caminho até o topo, tem várias paisagens lindas (praias) e surpreendentes (como ver de cima o tamanho da Rocinha… que é uma “cidade” enorme!).
O Rapel
No nosso grupo éramos 8, mas apenas 7 fizeram o rapel. Como a equipe do NaTrilhaRJ tem 2 equipamentos, fizemos de um em um. Sempre o Giovanni em uma das cordas e algum de nós na outra. O início é meio aterrorizador (pra não falar totalmente)!!! Eles prendem os equipamentos de segurança em nós e o primeiro passo (literalmente) é na direção do abismo, e de costas, soltando nosso peso como se fôssemos nos jogar! rsrs, dá um certo pânico, adrenalina bizarra, mas compensa. Hehehe
Lá no Dois Irmãos, descemos 7 metros em rapel desde o topo, e depois há uma “trilhinha” super rápida para voltarmos à parte mais alta até que todos tenham feito.
Como em qualquer trilha, use e abuse do protetor solar (lá no topo não há sombra). Recomendo tênis e roupas leves, boné pra proteger do sol intenso, muita água, e algo para comer.
Quando eu fui, havia uma barraquinha lá no alto com uns ambulantes vendendo bebidas geladas. Adorei porque minha água já tinha acabado na ida.
A volta é mais fácil pois você está dando Graças à Deus por ainda estar vivo. Ahahahahhaha, descemos em uns 45 minutos e novamente pegamos um mototaxi na quadra para descermos até a Av. Niemeyer.
Acompanhe minhas viagens ao vivo através do Instagram @viagensimperdiveis.
Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!
- Reserve aqui o seu Hotel.
- Alugue aqui o seu carro.
- Emita aqui seu seguro de viagem.
- Compre aqui seu chip de internet no exterior.
- Compre aqui sua Passagem Aérea.