Ilha Grande é um daqueles paraísos ainda bem preservados e pra lá de charmoso!!! Este mês, junto com a linda cidade de Paraty, foram declaradas Patrimônio Mundial Natural e Cultural da Unesco. Que orgulho!! Afinal, é tudo nosso! rsrs
COMO CHEGAR
Há alguns anos atrás o acesso era mais difícil pois havia menos empresas de transporte e muito menos horários. Hoje em dia, além dos horários pré-definidos do FlexBoat (barco rápido), tem também os TaxiBoats.
Só é possível chegar na ilha em barco desde Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí. Falarei sobre as empresas que fazem este transporte em um próximo post e colocarei o link aqui. Chegando em um destes portos são mais apenas 30 minutinhos pra chegar ao paraíso.
A VILA DO ABRAÃO
A Vila do Abraão é o lugar mais procurado para hospedagem, e com melhor infra-estrutura. Com mais de 100 opções de pousadas e muitos restaurantes excelentes, é um lugar maravilhoso pra férias. Pra quem é do Rio e quer apenas passar um final de semana, eu também super recomendo e aliás, foi o que fizemos.
Eu não lembrava de muita coisa da ilha, então me surpreendi bastante. Na época que eu ia a cidade era mais “roots”. Hoje está muito mais charmosa e me lembrou um pouco Jericoacoara, com essa vibe “pé na areia”.
Como toda cidade pequena, é ao redor da praça onde tem a igreja que se concentra o movimento. Bares e forrós praticamente todas as noites distraem nativos e turistas.
Na ilha é proibido qualquer transporte motorizado. Não há carros nem motos, o que dá um charme ainda mais especial. As formas de locomoção são caminhando pelas trilhas ou em passeios de barco que saem diariamente do Porto de Abraão.
Existe na vila há algum tempo um projeto chamado Brigada Mirim, que ensina menores de idade a cuidarem da natureza e desta forma, se ocuparem com atividades positivas e produtivas. Essa conscientização dos pequenos é muito importante para o futuro do destino.
AS PRAIAS
A Ilha não tem esse nome à toa. Em sua vasta extensão de 193 km², conta com mais de 100 praias (incluindo várias que tem uma pequena faixa de areia e são visíveis somente na maré baixa). As mais famosas são:
Aventureiros – No canto direito da praia há um coqueiro torto e lindo. Muito famoso e fotogênico.
Lopes Mendes – Já foi eleita algumas vezes como uma das 10 praias mais bonitas do mundo por algumas fontes (Tripadvisor, “El País”).
Parnaioca – No canto direito tem o encontro do rio com o mar.
Meros – De águas verdes e muito claras, é a praia que eu mais gosto da Ilha. Linda e sempre vazia.
Caxadaço e Palmas são algumas das muitas outras.
Para maiores informações sobre calendário de marés, consultar condição metereológica e dicas em geral da Baía de Angra, recomendo o site Navegue Angra.
Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias, você não pagará nada a mais por isso!
- Reserve aqui o seu Hotel.
- Alugue aqui o seu carro. (Consulte-nos códigos promocionais).
- Emita aqui seu seguro de viagem. (Consulte-nos códigos promocionais).
- Compre aqui seu chip de internet no exterior. (Código: VIAGENSIMPERDIVEIS)
- Compre aqui sua Passagem Aérea.
One thought on “Ilha Grande: O mais novo Patrimônio Mundial da UNESCO”