X

Chateau de Ferrand: Um Castelo em St Émilion

Dormir em um castelo foi a realização de um sonho! Um castelo em uma vinícola então… eu diria que melhor, impossível.

COMO CHEGAR

Saint Émilion fica a 40 minutos de carro desde Bordeaux ou 31 minutos de trem, cujo bilhete com antecedência custa apenas 5 euros. O castelo fica a 5 km do centro da cidade, então o ideal é estar de carro.

Caso opte pelo trem, é importante contratar um taxi com antecedência, já que a estação de lá é bem pequena e isolada. Não há transporte público nem taxis disponíveis na estação nem próximo a ela.

O escritório de turismo da cidade me passou a listagem dos taxis abaixo, que deixo aqui à disposição pra vcs. Acabou que não pedi nenhum porque a  (santa!) Joséphine, responsável pelo marketing do castelo, foi me buscar na estação de trem.

CVN TAXI: +33 (0) 663 919 430 – cvntaxi@hotmail.com
Hakim: +33 (0) 695 779 910 – taximed33@gmail.com
ELEXI TRAVEL & EVENTS: +33 (0) 554 541 559 – booking@elexi.fr
Tanguy Arnouilh: +33 (0) 623 619 260 – assetaxi@gmail.com

A HISTÓRIA DO CASTELO

Recepcionada com aperitivos

No início do Séc. XVIII, Elie de Bétoulaud, fã do Rei Louis XVI, construiu o Chateau de Ferrand inspirado na elegância e excentricidade do Chateau de Versailles.

Em uma viagem de carruagem à Paris para conhecer o Rei pessoalmente, ele sofreu uma parada cardíaca e deixou o Castelo para seus bisnetos, que cuidaram do local de geração em geração até 1978.

O Barão Bich (fundador das mundialmente famosas canetas Bic) anunciou à sua família que transformou água em vinho. Sem nenhum milagre, ele vendeu suas ações de uma marca de água mineral para comprar o Chateau de Ferrand. Adorei essa “espirituosidade”! E não sei se essa palavra existe ou se eu inventei agora… costumo fazer isso com uma certa frequência, rsrs, mas espero que tenham me entendido!

Após a morte do Barão, sua filha Pauline Bich Chandon-Moët e seu marido Philippe Chandon-Moët (se liga nesse sobrenome!! Da Champagne Moët Chandon) administram o castelo até os dias de hoje.

OS VINHOS E VINHEDOS

Sua posição elevada privilegiada permitem uma boa ventilação e favorecem seu terroir excepcional para o cultivo das uvas. Eles cultivam Merlot (70%), Cabernet Franc (29%) e Cabernet Sauvignon (1%).

O castelo fabrica 2 vinhos: o Chateau de Ferrand e o Le Differént (um excelente trocadilho já que são diferentes e se lêem praticamente da mesma forma: “deferrânt” e “díferrânt”). Muito bons!! Provei os dois e amei!

As dependências do Castelo

VISITAS E DEGUSTAÇÕES

Existem várias formas diferenciadas de visitar a propriedade e degustar seus vinhos, que podem ser reservadas através do site. Há também opções que incluem café da manhã, almoço ou jantar, providenciados pela maravilhosa Chef do Castelo.

Degustação de vinhos

UMA NOITE NO CASTELO

Amei a experiência de dormir lá! São apenas 3 quartos e eu fiquei no Chambre de la Cour, com 31m2 e vista para o patio principal. Super elegante e contemporâneo, me senti uma princesa e não queria ir embora. Sério, para pra pensar… mordomia, luxo, exclusividade, história, natureza e vinhos!! Incrível e inesquecível.

Faça sua reserva por aqui.

Chambre de la Cour

Um passeio pelos vinhedos, se extendendo às famosas grutas do castelo, é como um túnel do tempo. Nas paredes da gruta, utilizada como local de festas, havia nomes e datas de 1820 em diante escritos nas pedras… muito interessante.

As grutas onde ocorriam festas dos primeiros proprietários

Sem contar que o Castelo e seus salões são cheios de obras de arte (algumas até feitas com a tinta da caneta BIC em vidro), mas nesta parte é proibido tirar fotos e fazer vídeos, por se tratar de uma coleção pessoal dos donos do Castelo.

Toda esta viagem está salva nos destaques dos stories do Instagram.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias e você não pagará nada a mais por isso!

Ana Paula:
Related Post