Ceará: Rota verde do café

Rota verde do Café

O Ceará não é feito só de praias! Sabia que ele é um famoso pólo de plantação do café? Eu também não sabia e me surpreendi. A rota verde do café tem este nome porque desde 2013 o Sebrae-CE vem construindo práticas para o desenvolvimento sustentável da região.

Nesta Presstrip que fizemos ao estado do Ceará tivemos a oportunidade de conhecer este outro lado que eu nem sabia que existia. A cerca de 2 horas de Fortaleza, em Maciço de Baturité na serra, existem várias fazendas de café e conhecemos dois sítios de cultivo e fabricação dessa bebida que atrai milhões de amantes no mundo.

Veja onde se hospedar em Fortaleza.

Almoçamos em Guaramiranga, o menor município do Ceará, com 59 km² de área. Uma cidadezinha super fofa e colorida, com pouquíssima coisa pra fazer mesmo, rsrs, tipo…. só almoçar e tirar fotos nas lindas fachadas  das casas.

Guaramiranga
A linda cidadezinha de Guaramiranga

A região abriga uma área de proteção ambiental com 32.690 hectares. Lá encontramos o Café de Sombra, cultivado à sombra das Ingazeiras, que servem de adubo com suas raízes grandes para ajudar a fixar os nutrientes entre os pés de café. Elas são típicas da Amazônia e com seus 40 a 50m de altura criam um toldo natural para proteger os cafezais dos raios de sol.

O Ceará é o único estado das regiões Norte e Nordeste a exportar café para a Europa. É um café puro, 100% arábica, colhido de forma tradicional e artesanal, gerando emprego e renda. Em 2015, as antigas fazendas de café abriram suas portas para compartilhar suas histórias de vida.

Para avaliar a qualidade do café existe uma pontuação internacional criada pela Associação de Cafés Especiais (SCA), que considera um café especial se tem uma nota de 80 a 100. A nota é dada sobre o café cru, a matéria prima.

SÍTIO ÁGUAS FINAS

Plantação de café
Plantação de Café do Sítio Águas Finas

O Sítio da Família Uchôa cultiva o Café Guará, hoje Café Uchôa. O tour pelos cafezais é feito por caminhada em uma trilha super fácil de 1,5 km onde o guia Chiquinho, um profundo entendedor que já deu até palestras sobre o tema, explica todo o processo do cultivo. Segundo ele, o melhor café do mundo tem 91 pontos e o Café Uchôa tem 88 na SCA.

Existem duas espécies cultivadas em grandes escalas no mundo: Arábica e Robusto (Conilon). O Arábica é originário das florestas equatoriais da Etiópia e é considerado o melhor café.

Quando chega da roça o café é colocado num tanque lavador, onde os grãos bons afundam e os imperfeitos ficam na superfície, sendo assim separados. A secagem é feita em um terreno suspenso 90cm do chão, proporcionando um café mais arejado e livre da umidade do solo.

A visitação é feita aos finais de semana para grupos privados. É bom fazer reserva antes através do e-mail casaraodosuchoa@hotmail.com ou através dos telefones: (85) 3272-0240 / (85) 3221-1226 / (85) 98898-3233.

SÍTIO SÃO LUIS

São Luís Café
O Casarão do Sítio São Luis

Com sua arquitetura imponente, o Sítio é herança dos tempos áureos do café. Eles atualmente não produzem mais, mas sua visita é uma aula de história da região.

A casa é toda linda e bem conservada, dando a impressão que voltamos à 1858, quando o sítio foi construído. Sua cozinha tem fogão à lenha, tacho de cobre, panelas de barro e chaleira fumegante.

Pudemos nos deliciar com o bolo de café, o pão e as geléias de suas deliciosas e antigas receitas.

Aberto à visitação aos sábados e domingos, de 10 às 17 horas. Reservas através dos telefones (85) 98729-0099 / (85) 98616-9837 / (85) 98681-0410 ou pelo e-mail sitiosaoluis@gmail.com.

 

Espero que tenham gostado das dicas e se ainda tiverem alguma pergunta, sintam-se a vontade para deixar um comentário aqui ou nos enviar um e-mail.

Ajude-nos a manter o Blog utilizando nossas parcerias, você não pagará nada a mais por isso!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *