Trilha da Pedra do Telégrafo

Como esta trilha está na moda aqui no Rio de Janeiro, recomendo ir bem cedo. Acordei às 5:40 hrs e saí da Zona Sul por volta de 06:30 hrs da manhã de um sábado (coisa bem rara pra mim, que funciono melhor depois das 9hrs, rsrs).

Fui com duas amigas de carro até o centro de Barra de Guaratiba, com ajuda do aplicativo Waze. Lá perguntamos e nos informaram o caminho da trilha. Fomos subindo até o ponto máximo que se dá pra ir de carro. Chegamos cedo lá (pouco antes das 8hrs), o que facilitou, embora alguns estacionamentos já estivessem cheios.

Foram de 40 a 50 minutos de uma trilha íngrime, mas super agradável, e com lindas vistas pelo caminho.

Adorei esta plaquinha no início da trilha!
Adorei esta plaquinha no início da trilha!
Uma das vistas lindas do caminho!
Uma das vistas lindas do caminho!

Mesmo indo cedo, quando chegamos lá em cima havia alguns grupos de pessoas na nossa frente e ficamos mais de meia hora esperando para tirar a tão esperada foto na pedra pontiaguda que dá a impressão de ser um penhasco. Hoje esta fila já chega a duas horas de espera. As fotos tiradas de lá ficam muito legais. Logo abaixo tem chão, o que possibilita fazer várias poses como se estivesse pendurado.

Fila para a foto na pedra tão famosa, aquela beirinha onde o rapaz de camisa azul está sentado.
Fila para a foto na pedra tão famosa, aquela beirinha onde o rapaz de camisa azul está sentado.

Na volta, como estávamos sem pressa, pudemos aproveitar melhor a vista…

Telegrafo 6

Aproveitamos que estávamos lá por aquela área e fomos fazer um SUP (Stand-up Paddle) na Restinga da Marambaia. Existem alguns lugares que alugam pranchas e canoas pela Restinga. Fomos em um próximo à ponte , na descida da trilha, perto da área restrita do Exército. Demos sorte e conseguimos vaga em frente. Tomem cuidado porque soube que há frequente fiscalização e multam os carros parados na beira da estrada.

Após a trilha de quase 2 horas mais 1 hora de SUP, merecíamos! Fomos tomar uma cerveja e almoçar no Restaurante Point de Grumari, especializado em frutos do mar, com uma linda vista para a Restinga e para a Praia.

Vista do Restaurante Point de Grumari
Vista do Restaurante Point de Grumari

Espero que tenham aproveitado as dicas e façam um passeio tão maravilhoso quanto foi o meu! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *