Flutuações em Bonito

Como disse no outro post sobre Bonito, há uma oferta enorme de passeios. Em meio a tantos, quais fazer? Esta foi minha grande dúvida ao planejar esta viagem.

Vou falar aqui sobre as minhas impressões das flutuações que fiz. Este post é só delas, farei outros dos demais passeios. Minha recomendação é fazê-las sempre na parte da manhã ou perto do meio dia, quando o sol está mais bem posicionado. As que fiz à tarde não foram tão legais quanto as da manhã.

Em todos os rios da região, para o mergulho ou flutuação, é proibido o uso de protetor solar e de repelente, para não degradar o meio ambiente.

1- Lagoa Misteriosa

img_1793No município de Jardim, a aproximadamente 50 km de Bonito, está a Lagoa Misteriosa. Possui este nome porque sua profundidade é desconhecida, e maior que 220m. Ela só é aberta para visitação de meados de Abril a meados de Outubro. Durante o resto do ano, devido à proliferação de algas, a visibilidade fica comprometida e eles não abrem.

É magnífico e tem uma água azul cristalina que impressiona a qualquer um. Uma trilha de 500 metros leva o visitante até lá, porém há uma escadaria que dificulta a ida para os menos capacitados, idosos ou pessoas com problemas de locomoção.

Há duas opções ao reservar o passeio: A flutuação, com snorkel e máscara; e o mergulho de cilindro. É possível fazer o batismo para mergulhar com um instrutor, ou sozinho, para quem já tem um certificado.

O local fornece colete salva-vidas, máscara e snorkel.

Gostei MUITO deste passeio e, com certeza, faz parte dos meus preferidos! Se for pra lá entre Abril e Outubro, não deixe de ir!!!

Fechamos este passeio com a Agência Viva Bonito em parceria com a Jéssica do Instagram @vivendobonito. Muito bom o atendimento delas!

2- Flutuação Nascente Azul

Localizada a 31 km do centro de Bonito, é uma atração bem recente. Foi criada e preparada para o ecoturismo sobre uma área devastada após 4 anos de estudos e trabalho. O espaço conta com uma ótima infraestrutura: Um lago cheio de peixes enormes, uma tirolesa para este lago, uma cascata, espreguiçadeiras, vestiário, bar, restaurante, redário e caiaques.

Há uma trilha quase toda plana (pouco trecho de subida por escada) e fácil até o destino final, onde mergulhamos na Nascente (espécie de piscina natural com 7 metros de profundidade). Após uns 30 minutos lá, voltamos flutuando com snorkel por um trecho, até pegar a trilha para voltarmos ao início.

O local fornece para sua segurança e conforto, todos os equipamentos necessários para a flutuação, como roupas de neoprene, papetes, colete salva-vidas, máscara e snorkel.

DCIM100GOPRO
Nascente Azul

Após a flutuação, um almoço muito bom é servido estilo comida mineira (Sim, estamos em Mato Grosso do Sul! Não, não é Minas Gerais! rsrs). Mas é naquele estilo caseiro em panela de barro: arroz, feijão, farofa, carnes, aipim frito…

Fechamos o passeio com a Agência Crisval Tur, em parceria com o Zagaia Eco Resort. Para maiores detalhes sobre nossa estadia neste hotel incrível, clique aqui. Excelente atendimento e estadia!

3- Flutuação Rio da Prata

Esta é a flutuação mais famosa de Bonito, mas que na verdade fica em Jardim.

Não demos sorte porque estávamos marcados pro período da tarde e por um imprevisto no dia, iniciamos o passeio com mais de uma hora de atraso em relação ao horário reservado, por volta das 14:30 hrs. O passeio total dura entre 3 horas e meia e 4 horas. Como ainda não estávamos no horário de verão, isso comprometeu a visibilidade no rio no final. Mas nada grave, ainda adorei mesmo assim. O maior problema foram os mosquitos. Por conta da hora e da proibição do uso do repelente, fomos atacados por milhares deles entre 17 e 18 hrs. Contei 20 picadas de mosquito na minha volta para o hotel!

Todos os equipamentos são fornecidos por eles, já inclusos no valor: Roupa de Neoprene, máscara, snorkel e papetes. O passeio começa com um transporte de 5 a 10 minutos até a Reserva Particular do Patrimonio Natural. Após aproximadamente 1 hora de trilha plana, chegamos à Nascente do Rio Olho D’água, que é uma imensa piscina natural, onde damos início à flutuação.

A correnteza leve ajuda neste primeiro trecho de 2 km até o encontro dos Rios Olho D’Água e Rio da Prata onde podemos escolher se queremos continuar flutuando, ou irmos no barco de apoio, com motor. Neste segundo trecho, de mais 800 metros, a visibilidade já estava comprometida, mas não tivemos a opção do barco para não sermos (mais) devorados pelos mosquitos. Ao chegarmos a um certo ponto, pegamos novamente o transporte até a sede.

No nosso ingresso o almoço não estava incluído. Almoçamos um sanduíche natural lá mesmo, enquanto esperávamos o passeio começar. Obviamente compramos um pote do doce de leite caseiro pra trazermos pra casa. Hummmm, Delícia!

É um passeio muito legal, mas bem cansativo. São 2.800 metros de flutuação e uma trilha de aproximadamente 1 hora. A gente, no final já estava morrendo porque este foi o nosso 3º passeio do dia. Acordamos às 5:30 hrs da manhã e já tínhamos feito Buraco das Araras e Lagoa Misteriosa… Haja disposição! Ahahahahha, tô velha mas tô inteira!!

Esta acima é a nascente do Rio da Prata.

4- Flutuação Barra do Sucuri

O Rio Sucuri é considerado o rio de águas mais cristalinas do Brasil. A visibilidade é realmente absurda, mas não achei muito diferente dos outros rios da região, talvez tenha sido porque este foi outro passeio onde o tempo não ajudou muito. Também fizemos à tarde e pegamos um pouco de chuva (bem de leve mesmo) mas o suficiente pra deixar a água um pouco turva.

Iniciamos com uma micro trilha de 150 metros até o encontro dos Rios Sucuri e Formoso, onde vimos vários macaquinhos malandros, rsrs. “Subimos” o rio remando em um barco por cerca de 1,3km, onde paramos em um deck pra darmos início à flutuação. Podemos deixar pertences como celular e óculos escuros no barco de apoio, que volta nos acompanhando até o ponto inicial.

O passeio dura aproximadamente 2 horas e durante a flutuação é possível observar vários jardins subaquáticos e peixes. É bem bonito, mas tem menos peixes em comparação com o Rio da Prata ou o Aquário Natural.

Barra do Rio Sucuri - Um dos rios mais cristalinos do Brasil e do Mundo
Barra do Rio Sucuri – Um dos rios mais cristalinos do Brasil e do Mundo

Eles também oferecem todos os equipamentos para a flutuação como a roupa de neoprene, os sapatos, máscara e snorkel.

Este passeio fechamos tembém com a Agência Crisval Tur. Recomendo muito!!

5- Aquário Natural

Esta foi a flutuação que mais gostei e a mais próxima do centro de Bonito, a apenas 7 km! Demos sorte com o tempo e com a hora. Estava tudo perfeito! Você se sente realmente dentro de um aquário decorado e colorido por natureza! Águas cristalinas e uma quantidade e variedade enorme de peixes.

Pequenas pedras de formação calcária refletem a luz do sol dentro d’água reproduzindo brilhos azuis e prateados.

A estrutura de sua sede é muito completa com banheiros, piscina, chuveiros, vestiários, loja de souvenirs e restaurante. A adaptação ao equipamento é feita dentro da piscina, o que torna a flutuação do Aquário Natural como a mais segura.

Todo o equipamento é oferecido por eles: roupa de neoprene, sapatos próprios, colete salva-vidas, mascara e snorkel.

Iniciamos com uma caminhada de aproximadamente 1,6 km até a nascente do Rio Baía Bonita, onde começamos a flutuação por cerca de 900 metros. Ao final, uma tirolesa deliciosa, terminando na água do Rio Formoso!

Há uma caminhada bem bonita na volta pra sede. O passeio total dura de 2,5 a 3 horas.

Passeio reservado pela Agência Crisval Tur. Recomendo muito!!

Lindo demais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *